Postby plm » Mon Oct 25, 2004 11:18 pm
Julgo que a obrigação de licenças poderia ser uma solução, mas não iriamos condicionar a práctica do desporto? Licenças, fiscalização, locais condicionados, restrição! Julgo que seria esta a ordem inevitável dos acontecimentos! Quem iria fiscalizar? A APKITE, uma federação qualquer? Julgo que só a policia maritima teria ESTATUTO LEGAL para fiscalizar algo deste género. Mas tambêm sabemos a fiscalização que temos neste paÃÂs! . Tenho formação de instrutor, da FFVL, aprendi muito a todos os niveis, mas de que me serve se eu não tiver bom senso, se não respeitar as normas, e se não respeitar os outros? Não serve de NADA!! Tenho visto pessoal, com e sem formação, a dar aulas e há de tudo, uns têm consciência e outros não!! Temos o melhor exemplo de todos: as nossas estradas! Todos os condutores têm que estar habilitados, e o bom senso aonde pára?
Estas questões começam a aparecer porque subitamente todos querem vender kites, dar aulas, etc... mas será que não temos todos o mesmo direito? Certamente que sim. Mas a seguir coloca-se outra questão: quantos estão colectados? Afinal isto é um negócio ou não? Provavelmente toda esta polémica irá acabar quando os fiscais das finanças entrarem pelas nossas praias!
Em minha opinião, aquilo que menos pretendo é que surjam restrições para o kitesurf, gostaria de poder practicar livremente até ser velho, mas para isso provavelmente teremos que ser nós a tomar conta do assunto! Porque não, sermos nós próprios os fiscais? No surf conseguem "correr" da água com quem estiver a abandalhar, e até com os kitesurfistas, provavelmente seria uma solução para nós. Pessoalmente não tenho problema em chamar a atenção de quem quer que seja, e se for necessário chamo as autoridades.
Sem dúvida que este é um tema cada vez mais pertinente, até porque os acidentes, mortais ou não, estão a ensombrar a práctica deste desporto fantástico.
Se levantarmos muita poeira corremos o risco de ela cair em cima de nós!!!
Gostaria de deixar um tema para discussão: uso de leash de segurança? Sim ou não? Quantos dos que responderam a este post o usam?