Contact   Imprint   Advertising   Guidelines

Curso para instrutores - IKO - My Feedback ;)

Forum for kitesurfers
lutchi
Very Frequent Poster
Brand Affiliation: None
Has thanked: 0
Been thanked: 0

Postby lutchi » Sun Oct 24, 2004 8:03 pm

k grandes complicados

vamos imaginar o seguinte cenário:

Uma praia concessionada onde apenas pessoas com licença possam fazer kite.

Nessa mesma praia os responsáveis da mesma garantem a inspecção visual ao verificarem por exemplo um papuço a fazer das grandes :o chama-o e pergunta-lhe pela certificação / licença o k fôr se não tiver é informado k não pode andar ali.

Se fôr já um kiter k saiba aborda-o e pede uma verificação visual de k sabe navegar e pronto sem mais nenhum constrangimento.

Agora um esclarecimento que tipo de certificação / licença a passar não pode ser apenas IKO k tal uma, uma associação acreditada seja ela kual fôr k regulamenta as suas escolas associadas.

CC no sabado fui para foz do arelho domingo foi chinelinho mesmo :wink: :thumb:

CC
Very Frequent Poster

Postby CC » Sun Oct 24, 2004 9:06 pm

Nessa mesma praia os responsáveis da mesma garantem a inspecção visual ao verificarem por exemplo um papuço a fazer das grandes chama-o e pergunta-lhe pela certificação / licença o k fôr se não tiver é informado k não pode andar ali.
Agora imagina que o papuço tem licença! O que é que fazes, deixas o mano continuar ou vais tirar-lhe a licença naquele instante (duvido que ele deixe...) ? Chamas a Policia Maritima e participas o sucedido à Federação XPTO que instaura um processo bla, bla, bla :-?
Só me estás a ajudar. Licença não é sinónimo de bom comportamento.
Se precisamos de uma licença para fazer kite, então também precisamos de uma para vender material ou dar aulas? Afinal de contas temos que saber o que estamos a vender e a ensinar, ou não? Eu próprio posso amanhã ir para a Nova Vaga com uma bandeira a dizer "CC KITE SCHOOL" e cobrar 150 broas aos maçaricos que não sabem o que lhes vai acontecer! Depois de uma ensaboadela levam com material da casa nos queixos e arrotam mais 1500. Assim ficam logo bem habituados! :lol: Depois ficamos admirados quando o maçarico entra em pânico no dia em que a asa cai a 300 metros da praia. Claro, está no mar sózinho com um bicharoco a puxar. Nunca ninguém lhe explicou/simolou como levantar aquela cena. Se calhar só se lembra agora que não nada muito bem e que tem uns quilitos a mais. Isto tudo seria evitado com uma licença suponho eu!
Sim, sim, precisamos de licenças sem dúvida.... :lol:

Precisamos é de vento...... ninguém que pagar uma viagem ao Brasil ?

plm
Medium Poster

Postby plm » Mon Oct 25, 2004 11:18 pm

Julgo que a obrigação de licenças poderia ser uma solução, mas não iriamos condicionar a práctica do desporto? Licenças, fiscalização, locais condicionados, restrição! Julgo que seria esta a ordem inevitável dos acontecimentos! Quem iria fiscalizar? A APKITE, uma federação qualquer? Julgo que só a policia maritima teria ESTATUTO LEGAL para fiscalizar algo deste género. Mas tambêm sabemos a fiscalização que temos neste país! . Tenho formação de instrutor, da FFVL, aprendi muito a todos os niveis, mas de que me serve se eu não tiver bom senso, se não respeitar as normas, e se não respeitar os outros? Não serve de NADA!! Tenho visto pessoal, com e sem formação, a dar aulas e há de tudo, uns têm consciência e outros não!! Temos o melhor exemplo de todos: as nossas estradas! Todos os condutores têm que estar habilitados, e o bom senso aonde pára?
Estas questões começam a aparecer porque subitamente todos querem vender kites, dar aulas, etc... mas será que não temos todos o mesmo direito? Certamente que sim. Mas a seguir coloca-se outra questão: quantos estão colectados? Afinal isto é um negócio ou não? Provavelmente toda esta polémica irá acabar quando os fiscais das finanças entrarem pelas nossas praias!
Em minha opinião, aquilo que menos pretendo é que surjam restrições para o kitesurf, gostaria de poder practicar livremente até ser velho, mas para isso provavelmente teremos que ser nós a tomar conta do assunto! Porque não, sermos nós próprios os fiscais? No surf conseguem "correr" da água com quem estiver a abandalhar, e até com os kitesurfistas, provavelmente seria uma solução para nós. Pessoalmente não tenho problema em chamar a atenção de quem quer que seja, e se for necessário chamo as autoridades.
Sem dúvida que este é um tema cada vez mais pertinente, até porque os acidentes, mortais ou não, estão a ensombrar a práctica deste desporto fantástico.
Se levantarmos muita poeira corremos o risco de ela cair em cima de nós!!!
Gostaria de deixar um tema para discussão: uso de leash de segurança? Sim ou não? Quantos dos que responderam a este post o usam?

mASO
Frequent Poster

Postby mASO » Mon Oct 25, 2004 11:29 pm

Eu uso sempre leash no Kite :wink: :thumb:

Pedro Marcos
Very Frequent Poster
Been thanked: 2 times

Postby Pedro Marcos » Mon Oct 25, 2004 11:42 pm

<-- Suicide leash.

Djizasse
Very Frequent Poster

Postby Djizasse » Tue Oct 26, 2004 9:22 am

Self-regulation :thumb:
Para mim é a única solução e uma bem boa.

Pedro Marcos
Very Frequent Poster
Been thanked: 2 times

Postby Pedro Marcos » Tue Oct 26, 2004 1:07 pm

self o k? explica lá isso

Djizasse
Very Frequent Poster

Postby Djizasse » Tue Oct 26, 2004 2:46 pm

Pedro Marcos wrote:self o k? explica lá isso
Todos por um e um por todos. Para o bem e para o "não tão bem".

É estarmos todos a cuidar de todos. É ajudar, informar e explicar. É avisar ou chamar a atenção para qualquer situação menos correcta.
Quando comecei era assim, agora nem tanto, mas felizmente ainda há muitos riders que se preocupam com os outros.

Não precisamos de estar a chamar a atenção das autoridades para nos regularem, não precisamos de licenças para fazer kite, não precisamos de fiscalização.
Não somos um grupo de putos que encontraram um brinquedo novo. Muitos de nós já temos idade para ter juízo ou pelo menos para compreender as consequências de situações mais arriscadas.

Não preciso da merda de uma licença que diga que eu sei fazer kite e que conheço as regras de navegação, segurança e self-rescue.

Wawando
Very Frequent Poster
Location: Portugal - Guincho; Rebel2012 5m, 9m & 2011 7m; Amundson 5'9&6'

Postby Wawando » Tue Oct 26, 2004 2:54 pm

O que eu gostava mesmo é que o Guincho tivesse a área de kite marcada para a malta menos educada não dizer que não sabia e como consequência disso nos lixar a todos. É no calhau e pronto!
Vou mandar um mail à APKite a perguntar o que é que é preciso fazer para o corredor lá ir parar.

T-REX
Frequent Poster

Postby T-REX » Tue Oct 26, 2004 2:54 pm

Djizasse wrote:
Pedro Marcos wrote:self o k? explica lá isso
Todos por um e um por todos. Para o bem e para o "não tão bem".

É estarmos todos a cuidar de todos. É ajudar, informar e explicar. É avisar ou chamar a atenção para qualquer situação menos correcta.
Quando comecei era assim, agora nem tanto, mas felizmente ainda há muitos riders que se preocupam com os outros.

Não precisamos de estar a chamar a atenção das autoridades para nos regularem, não precisamos de licenças para fazer kite, não precisamos de fiscalização.
Não somos um grupo de putos que encontraram um brinquedo novo. Muitos de nós já temos idade para ter juízo ou pelo menos para compreender as consequências de situações mais arriscadas.

Não preciso da merda de uma licença que diga que eu sei fazer kite e que conheço as regras de navegação, segurança e self-rescue.
só por esta vez mas...Tou contigo!!! :thumb:

Return to “Kitesurfing”